Os benefícios dos cremes orgânicos para a pele

Primeiro foi a chegada dos alimentos orgânicos, livres dos agrotóxicos comprovadamente maléficos para a saúde. Agora, o que vem lotando as prateleiras de muitas lojas de produtos de beleza são os cremes e maquiagens orgânicos e naturais. Mas você sabe quais são os benefícios destes produtos para o seu corpo?

“Os cosméticos orgânicos e naturais são mais ecológicos. Usam na sua formulação, principalmente, plantas e ingredientes biodegradáveis. Além disso, se utilizam de ativos que foram produzidos de forma menos agressiva”, responde a cosmetóloga Joyce Quenca, embaixadora da Novexpert, marca de cosmecêuticos 100% naturais e orgânicos.

Para ser considerado orgânico, o produto precisa ser certificado pela Ecocert, empresa criada inicialmente na França e que chegou ao Brasil em 2001, que além de controlar as substâncias que compõem o produto, também proíbe testes em animais.

Natural x vegano

“É importante ressaltar que nem todo cosmético orgânico e natural é vegano. Para ser vegano, o produto não pode ter nenhum produto de origem animal ou ser testados em animais”, destaca.

Além disso, também há diferença entre produtos orgânicos e naturais. O primeiro deve ser desenvolvido com 100% de ingredientes naturais e vegetais e pelo menos 75% dos ativos devem ser orgânicos certificados. Já os naturais, além de 100% naturais e vegetais, 5% dos ingredientes devem ter certificação orgânica.

“Um dos principais benefícios destes produtos é que eles não contêm componentes químicos e derivados do petróleo, que possuem um alto potencial alergênico, como os parabenos”, explica Joyce.

Por serem menos agressivos para a pele, estes cosméticos são os mais indicados para aplicação após os procedimentos a laser. Porque o uso do equipamento, normalmente, deixa a pele mais sensível e irritada. “Já as demais opções encontradas no mercado possuem muitas substâncias que podem intensificar o processo natural de inflamação após a utilização do laser”, comenta Joyce.

“Estes produtos têm menos chances de causar reações até nas peles mais sensíveis, e também para o meio ambiente, pois utilizar cosméticos orgânicos e naturais também significa apoiar o consumo consciente das matérias-primas encontradas na natureza”, finaliza a cosmetóloga.

No Comments

Leave a Comment