Inspire-se na dieta da Giovanna Antonelli

Protagonista da novela das seis, “Sol Nascente”, Giovanna Antonelli chama a atenção por sua excelente forma física. Aos 40 anos e mãe de três filhos, Pietro, 11, (com o ator Murilo Benício) e as gêmeas Sofia e Antônia, de 6 anos, com o diretor Leonardo Nogueira, a atriz tem a mesma carinha de menina de quando começou a carreira.

Apaixonada por atividades físicas, há três anos ela é adepta do crossfit, atividade que ajuda a manter as curvas perfeitas. Além disso, Giovanna também faz questão de manter uma alimentação saudável e equilibrada. Dessa forma, não passa vontade de comer uma guloseima ou outra de vez em quando, muito menos fica refém de dietas malucas, que até ajudam a emagrecer no começo, mas que depois podem cair no efeito sanfona.

Gostou da ideia, mas acha difícil fazer uma dieta equilibrada com a sua rotina? Rodrigo Polesso, especialista em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem Estar pela Universidade Estadual de San Diego, dá a seguir todas as dicas para você passar a se alimentar bem sem passar vontade de ocmer guloseimas e conquistar um corpão incrível que nem o da atriz. Confira!

Como aderir a uma rotina alimentar flexível, que inclua uma base saudável e as bobagens que amamos comer?

O estilo de vida alimentar flexível consiste em se focar em alimentos reais, evitando ao máximo alimentos refinados, processados e modificados geneticamente. Isso significa priorizar carnes, peixes, frutos do mar, aves, legumes, folhas, frutas de baixo índice glicêmico, tubérculos, nozes, castanhas, sementes, gorduras naturais e laticínios fermentados enquanto evitando farinhas, frituras, óleos vegetais, açúcares, bebidas adoçadas, sobremesas, pães, massas, doces, barrinhas, soja, etc.

Porém existem coisas que estão nesses grupos que devem ser evitados, mas que nós amamos comer e muitas vezes estão na nossa vida social – como em festas, aniversários, eventos. Eu costumo dizer que nós somos o que nós comemos na maior parte do tempo. A Alimentação Forte que eu indico é um estilo de vida e qualquer estilo de vida precisa ser flexível, logo, contanto que se pratique esta filosofia na maior parte do tempo, podemos dar uma escapadinha de vez em quando para curtir diferentes prazeres da vida sem maiores problemas. Tudo depende do objetivo de cada pessoa.

Qual a importância do método 80/20, que ajuda quem quer emagrecer, porém não quer mais sofrer com o efeito sanfona?

A Alimentação Forte foca na qualidade dos alimentos e não na quantidade e também é flexível. Ou seja, você pode viver o resto dos seus dias comendo o quanto quiser das coisas certas e quando quiser, sem pensar em quantidades ou calorias. Você pode comer quando estiver com fome e comer até se saciar. Isso que é estilo de vida, isso que é flexibilidade. É assim que nós seres humanos sempre fizemos e está na hora de retomar isso. Ainda, temos flexibilidades esporádicas para curtir o que acharmos melhor. Se durante 80% do seu tempo você pratica uma Alimentação Forte, no resto você pode se dar a flexibilidade que achar melhor. Só assim é possível de se levar um estilo de vida alimentar para a vida inteira.

 Por que é importante priorizar a qualidade e não a quantidade do que comemos para manter o peso?

Estamos provando há mais de 40 anos que esta estratégia não funciona. Fazem pelo menos quatro décadas que tentamos focar em calorias, ou seja, comer menos e se exercitar mais e o que conseguimos são somente números recordes de obesidade e doenças. O nosso corpo não é uma máquina calculadora, é um sistema biológico. O que comemos é muito mais importante do que o quanto comemos.

É como se ingeríssemos poucas calorias de um veneno diariamente. Mesmo tendo poucas calorias, veneno é veneno e não vai nos fazer bem. O controle automático de ingestão calórica é algo que vem de brinde no nosso corpo, ou seja, nós não precisamos fazer estes cálculos e nunca precisamos ao longo da história da humanidade. Prova disso é que até poucas décadas atrás, os seres humanos sempre foram em forma, mesmo em épocas de abundância de alimentos.

Foi só depois do advento da agricultura e a revolução industrial que começamos a fabricar alimentos que são pobres em nutrientes e riquíssimos em energia, como farináceos, doces, etc. Estes alimentos destroem os mecanismos naturais de saciedade do corpo. Ao se retornar a uma Alimentação Forte, se retoma também o funcionamento normal e natural de controle de saciedade no corpo. Logo, é muito mais importante se focar na qualidade do que na quantidade do que se come.

 

foto: divulgação Boa Forma

1 Comment

  • ebook emagrecer de vez download gratis junho 17, 2017 at 9:29 am

    Muito bom post. Eu tropecei em cima seu blog e desejou falar isso
    Tenho realmente desfrutado navegação suas postagens
    no blog. Afinal de contas eu vou estar assinando seu
    feed rss e eu espero que você escreva novamente em breve !

    Reply

Leave a Comment