Como preparar as primeiras refeições do seu bebê

O bebê já completou seis meses e o pediatra está começando a liberar as papinhas? Sem dúvida esta é uma fase deliciosa e de descobertas tanto para os bebês, que estão descobrindo novos sabores, quanto para as mães, que se esmeram em criar receitas que agradem ao paladar de seus pequenos.

Entretanto, os pais devem se lembrar de seguir à risca as recomendações do pediatra sobre os tipos de alimentos e as quantidades que devem oferecer aos pequenos.

“Assim é possível identificar se haverá reações alérgicas”, explica a nutricionista Alessandra Coelho. Outra coisa importante é cozinhar o alimento para fazer a papinha e deixá-la com consistência pastosa. “O bebê nesta fase tem de aprender a mastigação e a deglutição, portanto dar o alimento amassado com garfo é o ideal”, explica Alessandra.

Na papa a mamãe pode colocar variedades de legumes e vegetais, além de alimentos como a carne e o feijão. A ideia é apresentar ingredientes frescos, com pouco sal e não usar temperos prontos. Conforme a criança vai experimentando será hora de introduzir mais opções. Pouca gordura e ervas frescas também podem ser adotadas. “A criança pode resistir um pouco, mas não deixe de oferecer a comida que aos poucos ela se adaptará e passará a gostar”, garante a nutricionista.

A sobremesa deve ser feita com um purê de frutas. Mas a ideia, explica a Alessandra, não é substituir a papa salgada. “O paladar da criança tenderá para o sabor adocicado, mas ela precisa aprender a comer a papinha salgada antes de tudo”, diz ela. Apesar de não ser obrigatório oferecer a sobremesa de frutas, a nutricionista lembra que esta opção é boa para que novos nutrientes cheguem ao organismo do bebê.

 

No Comments

Leave a Comment