6 livros que farão seu filho gostar de matemática

Se há uma matéria que costuma deixar muitas crianças e adolescentes de cabelo em pé na escola é matemática. Afinal são contas e mais contas, fórmulas e cálculos e, dependendo da forma como são ensinados podem causar resistência dos alunos.

Por isso, é importante que pais e o educador estejam preparados para lidar com crianças que estão em contato com a matemática pela primeira vez. “Professores devem sempre buscar estratégias para auxiliar a solucionar essas dificuldades”, explica Marcia Aparecida Monzani de Souza, docente dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia; Educação Infantil; e Neurociências da Anhembi Morumbi.
Além das atividades em sala de aula, os pais também podem dar uma forcinha aos filhos em casa. Você sabia que existem livros que podem auxiliar de maneira bem lúdica o seu filho a se tornar um fã de matemática? Confira algumas opções sugeridas pela psicopedagoga:

O Homem que Calculava, de Malba Tahan – Editora Record

O livro conta as aventuras do persa Beremiz Samir na busca da resolução de problemas que, aparentemente, não são solucionáveis. Manipulando a lógica, o personagem mistura o clima das “mil e uma noites” com a regularidade e as convenções da ciência dos números.

Indicado para alunos do Ensino Fundamental II, envolvendo de forma lógica os conteúdos propostos para essa etapa de escolaridade, tendo gerado projetos pedagógicos em muitas escolas.

livro2

 

Matemática Divertida e Curiosa, Malba Tahan – Editora Record

Nesse livro, o professor brasileiro César de Mello e Souza, usando o pseudônimo de Malba Tahan, propõe desafios, convidando o leitor para brincar com as propriedades dos números. “Indicado para todas as idades. É um livro rico em sugestões”, sugere.

livro1

 

O Diabo dos Números, Hans Magnus Enzensberger – Companhia das Letras

“Este é realmente um livro de cabeceira para todos que têm medo de matemática”, brinca a professora. Robert vê seus sonhos invadidos por um simpático personagem, o Teplotaxi, que lhe apresenta problemas, com soluções interessantes, inclusive, acompanhadas de desenhos para facilitar o entendimento, ajudando o garoto a temer menos os cálculos e as relações geométricas.

livro3

 

Incríveis Passatempos Matemáticos, Ian Stewart – Zahar

Um almanaque que apresenta diferentes problemas e com diferentes níveis de dificuldades, com um olhar divertido, envolvendo piadas criativas. “Uma boa pedida para reunir os amigos e estudar diversos conteúdos”.

livro4

 

Formas Por Todos os Lados – Quadrados, Anita Loughey – Girassol

A intenção da autora desse e outros livros de uma série – Triângulos, Retângulos e Círculos – é que os pequenos se familiarizem com as figuras geométricas, encontrando essas formas em ilustrações que retratam ambientes cotidianos. Indicado para crianças em fase de alfabetização. É leve e divertido.

livro5

 

Dividir, Ann Montague Smith – Girassol

Livro da série que inclui os títulos “Multiplicar, Somar e Subtrair”. Propõe cálculo, com um tom de brincadeira. Também indicado para alunos dos primeiros anos de escolaridade, envolvendo a criança de forma prazerosa nesses conceitos.

livro6

 

No Comments

Leave a Comment