Adolescente pode usar lentes de contato?

As lentes de contato ganham cada vez mais espaço no mercado e são hoje a alternativa preferida de muitas pessoas em relação aos óculos de grau. Entretanto, esta opção requer cuidados específicos, como higienizar as mãos corretamente durante o manuseio, verificar prazo de validade e não dormir com as lentes. Sem este tipo de procedimento, o usuário está sujeito a desenvolver infecções nos olhos e, em casos mais graves, a ter problemas sérios que comprometam a visão.

 

Quando começar a usar ?

Cada vez mais vaidosos, crianças e adolescentes que precisam usar óculos também podem usar lentes de contato. “Há quem tenha receio, mas não existe comprovação de problemas na visão de crianças causados pelo uso da lente. O especialista apenas lembra que a garotada precisa ser bem orientada e mais vigiada, em função da pouca idade”, explica o oftalmologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Gustavo Takahashi.

A partir da adolescência, quando recomendada pelo oftalmologista. É importante sempre lembrá-los sobre a necessidade de fazer o manuseio e higienização adequada das lentes.

 

Dicas
Para boa manutenção das lentes, devemos manuseá-las com as mãos lavadas e secas. O estojo das lentes de contato também devem estar limpos. Sempre desprezar a solução de limpeza em que estava a lente, enxaguar com uma nova solução e secar virado para baixo sobre um tecido limpo.

 

Cuidados importantes

DORMIR: Esse é um dos principais problemas para quem usa lente. Takahashi lembra que cochilar por um período curto não causa danos aos olhos, mas que o problema está em criar o hábito de dormir de um dia para o outro com elas. “O uso frequente das lentes aumenta as chances
de infecção, pois não permitem uma oxigenação adequada da córnea.”

MAR OU PISCINA: O especialista orienta que, nestas situações, inclusive durante o banho, o indicado é deixar as lentes de lado. “A água apresenta impurezas, que podem contaminar as lentes, inclusive
machucar os olhos.”

COLORIDAS E SEM GRAU: Não apresentam nenhum problema ao usuário, desde que usadas com orientação de um oftalmo. Inclusive, os cuidados devem ser os mesmos de uma lente de grau.

No Comments

Leave a Comment