5 brincadeiras para fazer com os filhos

É incontestável a importância do brincar em família – pais e filhos. Esta ação lúdica permite uma maior interação entre as pessoas da família, ajuda na descoberta e conhecimento um ao outro, propicia um momento de descontração e diversão, melhora a relação intersocial, bem como é um dos fatores que aumentam a felicidade plena.

As brincadeiras e os jogos são transmitidos de geração em geração, e carregam traços da cultura. Portanto é uma oportunidade única dos pais apresentarem aos seus filhos as atividades que faziam na sua infância.

 

Segue abaixo cinco atividades especiais à toda a família:

 

Pega-varetas

O jogo de varetas ou pega-varetas tem sua possível origem no jogo indiano chamado Jonchet no século V a.C. Os participantes deverão retirar as varetas, uma a uma, sem mover as demais. Caso as mova, deverá passar a vez ao adversário. Vence aquele que conseguir o maior número de varetas, ou caso tenha valores atribuídos em função de sua cor, aquele que enfim atingir a maior pontuação.

 

Três/Cinco-marias

Brincadeira muito antiga de origem conhecida na Grécia e em Roma. A família utilizará para esta brincadeira, cinco saquinhos recheados de areia (ou arroz) confeccionados por elas mesmas. Após decidirem a ordem do sorteio entre os participantes, dá-se o início.

O primeiro participante lança os saquinhos para o alto, deixando-os no local onde caírem. Em seguida, escolhe um saquinho e lança-o, para cima. Enquanto esse saquinho estiver no ar, o participante precisará juntar todos os demais que estão no chão. Se conseguir realizar tal tarefa, marcará um ponto e continuará jogando; se não o conseguir, dará a vez para o próximo participante.

 

Show de talentos

A família – crianças e pais devem se organizar previamente, para que todos tenham um tempo adequado para ensaios, por exemplo. Cada participante deverá escolher um talento mais próximo de suas habilidades – cantar, recitar poemas, escrever textos, desenhar, entre outros, e deverá preparar uma mini-apresentação à toda família. Esta é uma atividade para toda a família.

 

Futpar

É uma atividade tradicionalmente reconhecida pelo futebol, entretanto com algumas alterações, como a diminuição do espaço do jogo e do tamanho dos gols. O jogo será praticado por duplas onde as pessoas estarão conectadas por um fita. A atividade acontecerá até a primeira dupla marca os três primeiros gols.

 

Quem vai sorrir?

Cada participante receberá dez bolinhas de jornal. Os participantes estarão espalhados aleatoriamente pelo espaço de jogo. Ao encontrar o outro jogador da família, um deverá estar de frente para o outro, e que der a primeira risada, perderá uma bolinha. E assim o jogo continua até que alguém perde todas as suas bolinhas.

 

Texto por:

Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)

Membro do LEL – Laboratório de Estudos do Lazer – UNESP/ Rio Claro. Member of the World Leisure Organization. Graduado em Educação Física – FMU. Autor de 14 livros sobre Educação Física, Educação e Recreação. Diretor da KIDS MOVE CONSULTORIA e da Entretenimento SP. Palestrante Internacional. Site – www.professorpacoca.com.br

 

No Comments

Leave a Comment