Estria: incômodo das grávidas

A gravidez é uma das fases mais importantes da vida da mulher. São nove meses marcados por grandes transformações, que incluem uma série de adaptações físicas e hormonais – tudo isso para que o organismo feminino seja capaz de gerar uma nova vida. Mas essas mudanças também podem trazer efeitos indesejados – e, muitas vezes, permanentes – como estrias e flacidez, além de inchaço nas pernas e pés. Para passar a gestação livre desses problemas, é importante que a mamãe dedique atenção especial à sua pele.

“As transformações hormonais são radicais na gravidez. O estrogênio e a progesterona, por exemplo, têm sua concentração aumentada dezenas de vezes no organismo, deixando a pele mais propensa a essas mudanças”, pontua o ginecologista e obstetra Eliano Pellini, professor da Faculdade de Medicina do ABC.

 

Estrias, aqui não!

Essas vilãs estão entre as maiores preocupações das gestantes quando se fala de pele. E não é para menos: elas aparecem em até 90% das mulheres durante a gravidez, principalmente perto da 25ª semana de gestação, quando o útero chega a quadriplicar de tamanho. “As estrias aparecem com o crescimento da barriga, devido ao estiramento da pele, que rompe as fibras de colágeno. Mas essas marcas indesejadas também podem surgir nas coxas, culotes, seios e parte interna das pernas”, explica a dermatologista Marisa Gonzaga da Cunha, professora do curso de pós-graduação da Faculdade de Medicina do ABC e do Hospital Israelita Albert Einstein.

Para evitá-las, é preciso hidratar diariamente as regiões críticas, com loções específicas para gestantes. O hábito, adotado logo nas primeiras semanas de gravidez, dá mais elasticidade à pele. Beber bastante água, para manter a boa hidratação do organismo, também é importante. “Além disso, um dos principais segredos é ganhar peso gradualmente. O ideal é que a gestante engorde até 350g por semana, não só para proteger a pele, mas também para garantir a própria saúde e a do bebê”, indica Pellini. Vale lembrar, ainda, que a fragilidade muscular típica do sedentarismo e o estresse atraem estrias. Por isso, praticar uma atividade que exercite o corpo e relaxe a mente também pode ser uma carta na manga.

No Comments

Leave a Comment