Microagulhamento para acabar com cicatrizes de acne

Cicatrizes de acne na pele? Manchas e rugas de expressão? Um dos tratamentos mais indicados para atenuar estes problemas e bastante utilizado nas clínicas de estética é o microagulhamento, técnica na qual são utilizadas micro-agulhas que penetram na derme e favorecem a formação de novas fibras de colágeno, dando firmeza e sustentação à pele. Ficou interessada em saber mais? A esteticista Marcela Gouveia conta todos os detalhes aqui pata a gente. Confira!

O que é e como é feito o microagulhamento? 

O microagulhamento é realizado com um equipamento (Roller) que possui agulhas, que podem variar de quantidade e de tamanho.

O mecanismo de ação se dá de forma que quando a agulha é penetrada na pele, causa uma lesão controlada, gerando assim, a fabricação de “ingredientes” para a formação de um novo tecido.

Logo após o rolamento, acontece o processo de cicatrização onde haverá a liberação de fatores de crescimento, produção de colágeno tipo III, elastina, proteoglinas e glicosaminoglicanos. Cinco dias depois do procedimento, ocorre o depósito de colágeno logo abaixo da camada basal da epiderme, ocorre então a maturação desse colágeno tipo III, que começa a ser substituído por colágeno tipo I que é um colágeno com mais qualidade, resultando na melhora da pele em geral.

 

Como age na pele?

O rolamento é realizado em quatro direções diferentes (horizontal, vertical, diagonal esquerda e diagonal direita) na mesma região, de 5 a 10 vezes, onde é provocado então um pequeno sangramento. Após o rolamento, pode-se aplicar, ativos conforme o tratamento indicado (acne, cicatrizes, manchas, alopecia ou rejuvenescimento). Esses ativos, quando aplicados após o rolamento, penetram 400x mais na pele, fazendo o ativo agir com mais facilidade e mais eficácia. O resultado final do microagulhamento pode levar de três meses até seis meses, dependendo da finalidade do mesmo.

Por meio deste procedimento, é possível, melhorar cicatrizes de acne (novas ou antigas) em até 90%. Outra função muito legal do microagulhamento é a eficácia no tratamento da alopecia, fazendo com que o cabelo pare de cair e estimule o seu crescimento.

 

Quantas sessões são necessárias para obter resultados? Quanto tempo dura a sessão?

São indicadas o mínimo de 3 sessões, com intervalos de 30 dias. O paciente recebe um anestésico tópico, que ficará por 30 minutos agindo e logo após iniciamos a sessão. A sessão em si, demora em torno de 15-20 minutos.

Há contra-indicações?

Esta técnica está contra-indiciada nos casos de cicatrizes com queloide, doença vascular, distúrbio hemorrágico, diabetes, uso de anticoagulantes, câncer de pele, alergia ao metal, ceratose solar, verrugas, infecção cutânea, pele sensível, gravidez, acne, herpes ativa, rosácea ativa, pele queimada do sol, uso de Roacutan inferior a 6 meses (a pele está fina e reativa).

 Quais cuidados devem ser tomados antes e depois da sessão?

Após a aplicação o paciente não poderá utilizar nenhum tipo de cosméticos e maquiagem, por 24h. O uso de protetor solar é de extrema importância, porém o mesmo só pode ser aplicar, também, após 24h. Aconselha-se, não tomar banho quente na região do procedimento por pelo menos 72h.

Alguns pacientes podem apresentar leve descamação, é recomendado não arrancar essas peles que se soltam, pois podem ocasionar manchas na pele. Não é permitida exposição solar nas 72 horas após a aplicação.

No Comments

Leave a Comment