Coma sem culpa nas Festas Juninas

Já começaram as festas juninas e quermesses por todo o Brasil! Época do ano para reunir amigos, curtir os filhos dançando quadrilha nas escolas e claro, comer muitas guloseimas! A nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Kátia Terumi M. Rodrigues Ushiama lembra que é importante adotar alguns cuidados para não pesar na balança.

Entre os doces, a nutricionista sugere versões mais saudáveis do arroz doce, por exemplo. Fonte de cálcio e alto teor energético, seu valor calórico pode ser reduzido para 87 calorias (100g) através da troca de ingredientes, como leite integral pelo desnatado e açúcar por adoçante artificial.

Para quem não abre mão das bebidas típicas, a especialista sugere o vinho quente, sempre consumido com moderação. A bebida possui substâncias antioxidantes como os flavonoides – que combatem os radicais livres – e o resveratrol – com efeito cardioprotetor, além de aumentar as taxas de colesterol bom no sangue.

De olho nos alimentos

Milho Verde: cereal fonte de carboidrato contém grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Procure consumir com pouco sal e pouca manteiga.

Pinhão: rico em fibras e minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio e fósforo. Possui também ácidos graxos como ômega 6 e 9. Além de ser naturalmente muito saudável, deve ser cozido somente em água.

Cuscuz: preparado com farinha de milho, pode ser feito com legumes, ovos, atum, tornando-se um prato bastante nutritivo.

Arroz doce e Canjica: cereais com fonte de carboidrato. Se preparados com menos açúcar e sem leite condensado, são bem nutritivos. Algumas alternativas para conferir mais sabor são queimar o açúcar no momento do preparo e adicionar raspas de laranja ou canela.

Curau e pamonha: fontes de carboidratos. Normalmente levam na composição leite e açúcar. Evite incluir no preparo manteiga, gordura vegetal e leite de coco, pois deixam a preparação ainda mais calórica.

Bolo de milho: fonte de carboidrato, leva na composição ingredientes proteicos como leite e ovos. No caso de preparações caseiras, experimente prepará-lo com metade do açúcar da receita e utilize óleos vegetais no lugar da gordura vegetal, da margarina ou mesmo da manteiga.

No Comments

Leave a Comment