Qual o travesseiro ideal para você?

Você sabe que o sono é extremamente importante para ajudar no bom funcionamento do organismo. Mas, para se obter uma boa noite de descanso, um dos principais aliados é o travesseiro, alerta a fisioterapeuta Sarah Brandão, especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica e doutora em Educação pela Florida Christian University (EUA).

“Existem os travesseiros baixos, os altos e os ideais. Os travesseiros muito baixos podem acarretar em dores no pescoço. Os muito altos podem gerar dor nas costas. Os travesseiros muito duros podem provocar até dores na cabeça com frequência”, explica a especialista.

A orientação de Sarah é que o travesseiro seja colocado na base do crânio até o início do ombro, garantindo um alinhamento ideal do corpo. “Se com esta posição, o corpo não estiver alinhado, está na hora de rever seu travesseiro”, reforça . Segundo ela, o uso de um travesseiro incorreto pode ocasionar vários problemas, como torcicolos e dificuldade de se atingir o sono profundo.

Ler na cama recostado em travesseiro faz mal?

“Faz. Isso é uma grande verdade, ainda mais se a altura do travesseiro for demasiada, fazendo com que o queixo se aproxime do peito, o que dará dor na torácica”.

Deve-se dispensar o travesseiro quando há dor na região do pescoço?

“Não. Sem o travesseiro, a cabeça fica pendurada, o que força ainda mais a musculatura. O travesseiro deve ser usado de forma com que a altura se encaixe entre a cabeça e o colchão”.

Quanto tempo leva para se acostumar com o travesseiro novo?

“A adaptação da troca de travesseiro dura geralmente entre 10 e 15 dias. Até lá, por uma questão de arranjo, é natural que o corpo reaja de alguma forma”.

Qual é a melhor posição para se dormir?

“Há estudos que comprovam que dormir de forma lateral seja o mais adequado, já que o corpo mantém uma postura mais alinhada e retilínea, o que gera menos tensões musculares. Se você não conseguir se adaptar a essa postura, durma da forma com que está acostumado. É melhor ter qualidade no sono que interrupções por causa de uma nova adaptação”.

As pessoas com sintomas alérgicos precisam rever os travesseiros?

“Claro. Muitas alergias podem ter origem no travesseiro por causa dos ácaros, fungos e bactérias, que gostam de estar em locais escuros e quentes. O primeiro passo é adquirir um travesseiro antialérgico”.

Pode-se lavar o travesseiro em casa?

“Não é recomendado, já que nem todos os travesseiros são laváveis. Observe as especificações do seu antes de colocá-lo na máquina. Isso pode causar danos irreversíveis nele”.

No Comments

Leave a Comment