Atividade física seca o leite?

Muitas mamães querem recuperar a boa forma depois da gravidez, mas ficam com o pé atrás na hora de fazer os exercícios físicos. Isso porque é muito comum ouvirem dizer que realizar a praticar de atividade física enquanto amamentam pode interferir na produção de leite.

“O ato de se exercitar não demonstra nenhum efeito prejudicial durante a lactação e não afeta o volume do leite, crescimento, o desenvolvimento infantil ou a saúde materna. O estudo mostra que as lactantes ativas tiveram melhora na aptidão cardiovascular e sensação de bem-estar. O importante é que as mamães executem os exercícios de forma correta e numa intensidade adequada, sem exageros”, alerta a especialista.

Quando começar – Em geral, para as mulheres que se submeteram ao parto normal, em 30 dias é possível retomar uma rotina de exercícios, começando devagarzinho. Já para aquelas que passaram pelo procedimento de cesariana, normalmente, após 60 dias estarão prontas para voltar à ativa. Mas é importante lembrar que antes de começar a suar a camisa, é preciso ter a liberação oficial do médico.

Intervalos das mamadas – O ideal é amamentar 30 minutos antes do treino ou 30 minutos após, pois há uma diminuição dos níveis de IgA no organismo, entre 10 a 30 minutos após o exercício. IgA, ou imunoglobulina A, é um anticorpo que protege o bebê contra vírus e bactérias.

Mais líquidos – No treino se perde muito líquido, então é muito importante se hidratar bem, principalmente no dia em que se faz atividade física. Os médicos recomendam que a lactante comum beba de 3 a 5 litros por dia. Portanto, se ela praticar exercícios regularmente é necessário um aumento de 20% dessa quantidade.

Use um top adequando – Durante toda a fase de amamentação, as mamas ficam maiores e mais pesadas. O ideal é que as mamães usem tops de algodão com boa sustentação para os seios e que se certifiquem de estarem bem firmes.

No ritmo certo – Os treinos são importantes para o bem estar, disposição, resistência e para a própria saúde da mamãe. Na fase de amamentação, é preciso ter cuidado para não exagerar no tempo e na intensidade, focando principalmente na hidratação antes, durante e após os treinos. O ideal é treinar cinco vezes por semana, cerca de 15 minutos por dia.

Pode malhar o peitoral – Não há contra indicações para isso, a não ser que sinta dores relacionadas ao exercício. A musculatura fica abaixo das glândulas mamarias e não interfere em nada. Eu treinei durante esta fase normalmente.

No Comments

Leave a Comment