Quarto infantil que estimula o aprendizado do seu filho

Um quarto para crianças deve ser pensado para crianças, não é verdade? Parece óbvio, mas na hora da prática, é comum que o adulto pense no mundo de acordo com a sua perspectiva e deixe de levar as necessidades da criança em consideração no projeto. Para mudar isso, arquitetos e decoradores têm utilizado cada vez mais o método Montessori, desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori (1870- 1952).

A italiana revolucionou a educação ao propor uma forma de ensinar que prezasse pela autonomia e pelo desenvolvimento natural dos pequenos, de acordo com o ritmo deles. Sendo assim, o quarto montessoriano por definição deve ser planejado de forma que permita a circulação e a exploração da criança, sem abrir mão da segurança dela.

“O objetivo do quarto montessoriano é promover a autonomia dos pequenos, para que a criança cresça com mais independência, mas ainda é preciso monitorá-la com frequência. O ambiente tem que ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo”, explica a arquiteta Fernanda Rodrigues, da loja Projeto de Gente. Veja uma ideia proposta por ela:

 

 

No Comments

Leave a Comment