Como fazer um ensaio fotográfico Newborn

A fotografia de recém-nascidos – mais conhecida como Newborn – , entre 5 e 15 dias de vida, é um dos mercados com maior crescimento no Brasil nos últimos anos, mas o que muitos pais não sabem, na hora de contratar um estúdio ou fotógrafo, é que a prática de registrar os primeiros dias de vida de um bebê precisa de conhecimentos específicos. Gisele Carone, sócia-fundadora do Mukua Kids, estúdio de fotografia especializado no universo gestante, bebê e infantil dá algumas dicas de como deve ser feito o ensaio para não estressar nem colocar em risco a saúde do recém-nascido.

  1. Visite o estúdio antes de fechar o ensaio

Mesmo que seja indicação e você saiba que o trabalho é impecável, é importante ir até o local para conhecer e se familiarizar, afinal, cada pessoa tem as suas exigências e particularidades, além de aproveitar conhecer os profissionais que farão o trabalho.

 

  1. Preste atenção na higiene do estúdio e dos profissionais

Os recém-nascidos possuem um sistema imunológico frágil, sendo assim, estão mais sujeitos a infecções, por exemplo. É imprescindível que o ambiente todo esteja sempre limpo. Preste atenção na higiene do local veja se o fotógrafo e assistente se preocupam em higienizar as mãos com álcool em gel e se utilizam máscaras para se aproximar do bebê. A segurança do bebê vem antes da foto bonita.

 

  1. Certifique-se de que todos os objetos utilizados na sessão estejam higienizados e sejam próprios para recém-nascidos

Mantas e acessórios devem estar lavados com sabão indicado para recém-nascidos – se não pode causar alergia – e isso deve acontecer antes de cada sessão, mesmo que não estejam aparentemente sujos, esclareça. “Veja também se estão embalados adequadamente até você usar para o seu ensaio, pois desta forma evitará o acúmulo de germes e bactérias”, destaca Gisele.

 

  1. Nunca deixe o bebê sozinho

Os ensaios são feitos na presença de uma assistente que, mesmo nas poses mais simples, está o tempo todo ao lado do bebê para acalmá-lo e garantir a sua segurança. Principalmente em fotos específicas nas quais ele aparece com a cabeça apoiada sobre as mãos ou está na vertical, que são realizadas com montagem de duas ou mais imagens nas quais a assistente o sustenta de formas diferentes.

 

  1. Informe-se se a assistente tem experiência em manusear e posicionar o bebê

Atualmente, existem muitos profissionais qualificados no mercado, mas também os que não fizeram nenhum curso para saber como posicionar um recém-nascido, podendo colocar em risco a sua integridade física. Tem casos ainda de que o próprio fotógrafo posiciona e fotografa. “Preste muita atenção! Informe-se! Pois é a vida do seu filho que está em “jogo”. Parece algo tão simples, mas não é! Profissionais corretos e que trabalham por amor tomam esse cuidado e posicionam os bebês de forma certa para não correr o risco de machucá-los por forçar uma posição, por exemplo,” alerta Gisele.

 

  1. Temperatura do ambiente

A sala específica para o ensaio deve estar climatizada entre 26ºC e 30ºC. Porém, o conforto com a temperatura pode variar de bebê para bebê, por isso, deve sempre prestar atenção aos sinais de frio e calor que ele possa demonstrar. Um termômetro a vista mostra que o profissional realmente se preocupa com isso!

 

  1. Respeite o ritmo do bebê

O recém-nascido deve estar calmo, se sentir bem ambientado podendo mamar e trocar fralda. “Cada um tem o seu ritmo, desconfie quando um estúdio estipula horário para acabar um ensaio newborn, pois quem sabe até que horas vai é apenas o bebê”, explica Gisele. “O mais importante é mantê-lo calmo e aconchegante para que possa dormir tranquilo enquanto fotografamos”. Verifique se o local tem um espaço reservado para amamentação.

 

  1. Restrição médica

Um bom profissional sempre pergunta aos pais se o bebê tem alguma restrição médica para saber como trabalhar.

 

  1. Opte por estúdios que façam apenas o seu ensaio do seu bebê no horário marcado

Pode parecer bobeira, mas não é! Durante o ensaio do seu bebê seria interessante que não tivesse mais nenhum outro ensaio sendo feito, nem mesmo em outro cômodo do estúdio, para que não tumultue o ambiente e nem fiquem muitas pessoas circulando no mesmo local.

 

“Acho importante ainda destacar que nem todos os bebês ficam em todas as poses, pois eles já têm as suas preferências. E isso deve ser sempre respeitado, cabendo à assistente e ao fotógrafo usarem e abusarem da criatividade”, conclui a especialista.

 

No Comments

Leave a Comment